Somos navios …?

Um belo mas melancólico poema de Longfellow  diz:
Navios que passam na noite, e saúdam-se ao passar, só mostrando um sinal e uma distante voz na escuridão. Assim no oceano da vida, nós passamos e falamos brevemente, só um olhar e uma voz, e depois novamente a escuridão e um silêncio. 
Há pessoas que saem de relações sentindo-se como no poema de Longfellow, navios perdidos do outro com que brevemente se cruzaram ou com quem a par navegaram uma parte da sua viagem.
Há até quem fique ressentido,  como se o outro tivesse violado um pacto de vida/viagem e levasse consigo toda a esperança de voltar a ser inteiro e navegar os mares com o ímpeto que é próprio de um navio que descansa nos portos mas só no oceano realiza a sua natureza.
Se tudo isto são metáforas, porque não escolher uma metáfora que nos seja mais compensadora?
Imaginemos que somos como um navio que viaja a par  com outro até que um se despede porque a sua rota o leva para outro destino. Guardemos dessa partilha de viagem o amparo e a gratificação que vivemos. E compreendamos que a decisão de tomar outro destino não depende fundamentalmente de nós mas sim da motivação profunda de quem comanda o outro navio.
E quem é esta entidade que decide o destino e traça a rota? Será o piloto que manobra o leme (a nossa mente), o capitão que dá ordens (eu, ego), o dono do navio (algo superior a quer estamos ligados) ou simplesmente as correntes do oceano que foram mais fortes do que as vontades?

Anúncios

One response to “Somos navios …?

  1. Olá Carlos,

    A metáfora é muito bonita e eu vou partilhar mais este texto.
    Se o tivesse lido há 4 anos atrás, trespassava-me como uma espada pontiaguda e de gumes bem afiados… não tenho palavras para definir tudo o que passei com o final do meu casamento de 20 anos…
    Graças a Deus que, à luz do conhecimento que adquiri, esses dias são hoje um muito longínquo acontecimento. Hoje, até agradeço!! Hoje está tudo perdoado!! Mas não esquecido..

    Um beijinho e um alegre fim-de-semana :))

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s