Em que votei quando votei F.Nobre

Parece que assentou o pó sobre este assunto, pelo que é mesmo agora que me apetece escrever sobre ele.
Numa perspectiva dos níveis identitários da PNL, o que estava em jogo? Ao votar, eu dou um voto de confiança no candidato (ele mesmo), no seu comportamento, ou nas convicções e valores que ele representa ou afirma representar?
Qual é a pergunta mais importante que interessa responder: porque votei FN ou para que votei FN? Do comportamento político de FN, pouco se sabia – só era pública a sua acção mediática e dedicada enquanto presidente da AMI.
Pessoa amiga que o conhecia tinha-me alertado acerca do ego inflacionado do homem Fernando Nobre. Não me cabia julgá-lo e não senti que estivesse em causa o grau de desenvolvimento espiritual de FN.
Das convicções de FN sobre o cargo político que se propunha desempenhar resultava uma grande confusão e falta de solidez política. Então o que sobrava?
Sobravam, e não era pouco,  os valores da solidariedade e da cidadania. O combate à corrupção. O refrescamento higiénico da paisagem política.
E, acima de tudo, sobrava o ‘para quê’ do meu voto: Votei FN para abrir espaço à hipótese de termos cidadãos a desempenhar cargos políticos de relevo sem terem de passar pelas escolas partidárias e seus crivos.
Concluindo, não estou arrependido de ter votado FN.
É que não votei nele, votei na esperança que ele trazia e essa teve uma significativa votação. Espero que outro, que não FN, venha a ser portador e multiplicador dessa esperança, em próxima oportunidade.

Anúncios

3 responses to “Em que votei quando votei F.Nobre

  1. Cara Filomena
    Encantado com o teu comentário!

  2. Viva Carlos,

    Nesta tua reflexão, gostava de dizer o seguinte: tenho para mim que no grau de desenvolvimento espiritual de uma pessoa reside TODA a diferença. Isto porque o Ser Humano tem, basicamente, 2 focos; centrípeto, para ele próprio, para os seus interesses pessoais, e o centrífugo, voltado para fora de si, para os outros, para os interesses da comunidade, etc.
    É claro que alguns de nós vivemos numa espécie de equilíbrio mais ou menos precário entre estes focos. E, também é claro (para mim), que existem miríades de posicionamentos intermédios… mas é o grau de desenvolvimento espiritual que determina o equilíbrio ou desequilíbrio entre estes focos. Isto porque acredito que quanto mais desenvolvido espiritualmente mais o foco se põe no serviço desinteressado aos outros, à comunidade e ao avanço da evolução mundi…
    O FN pode até ter tido um desempenho importante, eficiente, determinante para o sucesso da AMI. Mas acaba de provar que o foco pode ter sido o interesse pessoal, como o reconhecimento, o aplauso, o uso do poder, enfim, inúmeras atitudes ego-centradas que desvirtuam a entrega ao serviço… todo o movimento ego-centrado acaba, mais tarde ou mais cedo, por ser desmascarado pelas Leis implacáveis e impessoais que regem o Universo uma vez que o seu ciclo encerre!!
    Não vou entrar pela astrologia porque seria irreal conseguir aqui, neste espaço, explicar o que acabo de afirmar.
    Talvez noutra ocasião. :))
    Um abraço,

    Filomena

  3. O problema é que se vota sempre na esperança !!
    Mas a esperança não mora junto dos politicos actuais !!!

    O estratajema usado e abusado pelos cidadãos; votam “no outro” que “não é o que foi” e assim se vai andando de cantiga em cantiga… muito cara e perigosa por sinal.
    Só facilitando a mudança se pode romper o sistema. Mas ninguém quer romper, estão todos esquecidos que o homem também sabe inventar outros sistemas e também pode saber interpretar a história e dela tirar exemplos úteis para poder organizar outra forma de vivermos .
    Uma coisa é certa, nesse sistema não entraria o voto como dever civíco, pois a maioria dos votantes não tem capacidade de escolha. E nem os possiveis eleitos seriam máquinas politicas…primeiro tinham de SER HOMENS.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s