Pensando fora das normas – dar a volta a problemas.


O que são problemas de vida? Numa dada situação, temos que tomar decisões que não nos são confortáveis, para as quais não estamos preparados ou não há nenhuma decisão que se nos afigure como possível ou gratificante.
Por vezes, deparamos com Problemas com P grande, que ganham contornos emocionais pesados, provavelmente de medo, de ansiedade ou raiva.
Vale a pena fazer-lhes uma abordagem criativa, pensando fora das normas. Imagine que os problemas são dotados de vontade própria e que nos propõem um jogo chamado ‘Resolve-me, senão…’
Experimente recusar jogar o jogo no tabuleiro que o problema nos propõe. Raramente um problema se resolve no mesmo nível ou nos mesmos termos em que é colocado.Estarmos muito envolvidos com o problema retira-nos, justamente, a perspectiva para o encarar nas melhores condições para o solucionar. Ou talvez o problema real que podemos resolver seja outro e não aquele a que nos habituámos…Prepare-se para surpresas quando pensar fora da caixa.

3 responses to “Pensando fora das normas – dar a volta a problemas.

  1. Viva Carlos,
    Tenho andado um pouco mais arredada do fb mas nem por isso desinteressada do que os meus amigos escrevem…
    Ando a tentar por a leitura em dia e vim aqui parar.
    Gosto muito desta reflexão e já partilhei no fb.

    Beijinhos

    Filomena

  2. Obrigado, Marta. Fico à espera do seu comentário!

  3. Marta Sofia Rodriguez

    Os meus sinceros parabéns! Gosto de tudo nesta sua Nota. Desde a forma simples, directa e objectiva como escreve. A mensagem é magnifica, reflectiva e breve! Ñ sei explicar bem, mas algo entre o método de escrita e as palavras que utiliza, são maravilhosas, parece que está a conversar directamente comigo. É um texto com vida, essência, sentimento! Partilho consigo um gosto pela a escrita, apesar dos meus curtos 25 anos de idade, desde muito jovem que foi diagnosticado o meu gosto pela a escrita, e sonhava desde muito nova ter livros editados, achava que ser escritora era ter livros editados… com o tempo fui lendo, lendo, e lendo… livro após livro e deparei-me com algo grotesco demais para quem gosta de escrever. (quem gosta de escrever, naturalmente gosta de uma boa leitura e de uma boa conversa) …
    Nessa altura descobri que nem todos os que tem um livro editado são escritores! E que nem todos os escritores tem um livro editado…
    Para se ser escritor, é algo que vem de dentro, que vem da alma, preenche o coração, as palavras tem personalidade, os textos tem vida, tem essência. Mexem connosco, fazem-nos vibrar, viajamos e viajamos durante a leitura e nem sequer temos controlo sobre nós mesmos porque o próprio texto é que controla por onde vamos e …. Enfim, uma boa leitura, é um bom momento de conversa, de viajem, de emoção!
    Quando descobri que ser escritora ñ era ter um livro, senti-me realizada! A parte menos agradável é k fui coleccionando muita “treta”… que sou incapaz de me desfazer, só por respeito ao que é um livro. (material de registo) … mas ñ existe nada menos agradável para mim que possuir um livro sem conteúdo, sem vida, sem … mas todos com grandes referencias de supostos entendidos na matéria ou referencias sociais!
    Um dia passei numa livraria e havia uma promoção onde em destaque estava toda a coleção de um suposto mestre literário reconhecido em todo o mundo como o melhor, possuindo já vários prémios de reconhecimento… eu maravilhada da vida comprei vários livro da sua colecção. Fiquei maravilhada e feliz da vida! Olhe…! Quando fui ler…. Meu Deus…. K ofensa… mas assim..OFENSA ao que é ser escritor! nunca em toda a minha vida tinha estado diante de tanto dispara-te junto! Pior… como é k existe tantos “alguens” a reconhecer tanto dispara-te junto com prémios de notoriedade?
    Acabei por ñ comentar o assunto… mas volto mais tarde para o fazer! 😉

Deixe uma Resposta

