A estrutura do sucesso

Tanto o fracasso como o sucesso têm uma estrutura. Se tens sucesso na forma habitual de fracassar, o que poderás fazer para a alterar?
“O sucesso torna as pessoas modestas, amigáveis e tolerantes; é o fracasso que as faz ásperas e ruins.” William Somerset Maugham

Isto é verdade? Como escritor, Somerset Maugham conhecia algo da natureza humana mas parece-me que tinha aqui uma visão muito doce daquilo que a atitude de perseguição do sucesso pode fazer das pessoas. O problema não está, justamente, em ter sucesso ou não. Está na atitude dependente ou independedente que nós temos em relação aos objectivos que nos propomos atingir. Que preço estamos dispostos a apagar por aquilo que queremos ter ou conseguir? Quais os sacrifícios ecológicos que aceitamos? Recordo mais uma vez o entendimento PNL de ecologia:
Aquilo que desejamos deve ser avaliado nas suas consequências em relação às nossas diversas partes e aos sistemas a que pertencemos e o sucesso em atingir  o objectivo deve ainda ser comparado com as consequências positivas e negativas de não o atingir.
Há, pois sucessos que nos transformam em pessoas melhores porque mais realizadas e outros que nos aprisionam nas suas consequências e no preço que pagámos.
E os insucessos? Transformemos em aprendizagens e  sobre eles podemos construir o caminho para o verdadeiro sucesso, aquele que irá fazer o máximo sentido para nós.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s